(51) 99860-6532 | (51) 99855-8133 | (51) 99583-4600   coomafitt@hotmail.com  

Notícias

  • Todas Notícias
  • Mercado
  • Cooperativismo
  • Eventos
  • Coomafitt
  • Agroecologia
  • Mulheres
  • Juventude
  • Turismo Rural
09.10.2021 | Publicador por: Administrador | Eventos Representações Políticas se reúnem com a Coomafitt em sua sede no Litoral Norte Gaúcho.

𝗘𝗻𝗰𝗼𝗻𝘁𝗿𝗼 𝗱𝗲𝗯𝗮𝘁𝗲 𝗮𝘀𝘀𝘂𝗻𝘁𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗶𝗻𝘁𝗲𝗿𝗲𝘀𝘀𝗲 𝗱𝗮 𝗮𝗴𝗿𝗶𝗰𝘂𝗹𝘁𝘂𝗿𝗮 𝗳𝗮𝗺𝗶𝗹𝗶𝗮𝗿 𝗰𝗼𝗼𝗽𝗲𝗿𝗮𝘁𝗶𝘃𝗮𝗱𝗮.

Estiveram presentes na sede da Coomafitt na manhã de sexta feira (08/10) o Deputado federal Elvino Bohn Gass, que participa da Frente Parlamentar Mista da Agricultura Familiar - FPAF, Miguel Soldatelli Rosseto, Ex-ministro do Desenvolvimento Agrário, Aluisio Teixeira, atual prefeito do município de Terra de Areia, Flori Werb, atual prefeito do município de Itati, juntamente com representações da Coomafitt como a presidente Micheli Bresolin, o vice-presidente Bruno Engel Justin e o presidente da Rede de Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (RedeCoop), Charles Lima. Assessores e outros membros da administração da cooperativa também estiveram presentes.

Na pauta, um dos temas do encontro foi a importância da agricultura familiar e do cooperativismo, segundo o Deputado Bohn Gass, a agricultura familiar auxilia na preservação do meio ambiente e na diminuição da desigualdade social, pois produz uma diversidade maior de alimentos, muitas vezes de maneira orgânica, além disso não concentra terras e gera mais empregos. Durante o encontro, diversos participantes ressaltaram a relevância do fortalecimento e da criação de politicas públicas voltadas à agricultura familiar. Miguel Rosseto relembrou o grupo da infeliz extinção do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e dos impactos da privatização da Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN), com o intuito de estimular o debate.

A Coomafitt foi parabenizada pelo seu trabalho com as mulheres, com os jovens e com a agroecologia pelas representações políticas presentes. O prefeito de Terra de Areia, Aluisio Teixeira, ressaltou o  valor da vida em comunidade, do dialogo e da união das pessoas em prol do desenvolvimento social. Ademais, o agravante da desigualdade social no país preocupou os participantes, assim como a atual diminuição do fomento a criação de cooperativas, que teve um grande aumento a partir de 2002.

Por fim, foi verificada a falta da difusão do cooperativismo nas grandes cidades, sendo necessária a atuação de toda a comunidade cooperativista para que um novo modo de produção seja possível, tanto no campo quanto na cidade.  O presidente da RedeCoop, Charles Lima, salientou que o dever de todo cidadão é cobrar e fiscalizar os órgãos e representantes públicos, para que junto da comunidade exerçam de forma correta o serviço ao povo. A presidente da Coomafitt, Micheli Bresolin, reforçou a importância do cooperativismo solidário, acrescentando que todo trabalho cooperativado é uma semente, que essa semente cresce e gera muitos frutos em diversos lugares e situações, melhorando a vida das pessoas.

 

 

 

Por Daniela Flores, Assessora de Comunicação da Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Itati, Terra de Areia e Três Forquilhas. 
coomafitt@hotmail.com
(51) 99558-4075
www.coomafitt.com.br
www.facebook.com/coomafitt
Instagram: @coomafitt