(51) 99860-6532 | (51) 99855-8133 | (51) 99583-4600   coomafitt@hotmail.com  

Notícias

  • Todas Notícias
  • Mercado
  • Cooperativismo
  • Eventos
  • Coomafitt
  • Agroecologia
  • Mulheres
  • Juventude
  • Turismo Rural
10.11.2021 | Publicador por: Administrador | Juventude O jovem agricultor Brendon Witt vence maratonas de ciclismo

O jovem agricultor Brendon Witt associado e apoiado pela Coomafitt, está vencendo maratonas de ciclismo em todo Rio Grande do Sul.

Com apenas 27 anos, Brendon Witt faz exercícios, trabalha no bananal e vence competições de ciclismo. Brendon possui uma rotina de treinos agitada, pois além de treinar durante a noite em três dias da semana, também o faz nos finais de semana adaptando às maratonas que vai concorrer, de acordo com a sua evolução e com a dificuldade das etapas que vai competir. Além disso, o jovem e filho de agricultores familiares fez a sucessão familiar, hoje é agricultor associado a Coomafitt e bananicultor em processo de transição para o modo de produção orgânico. Treinando durante a noite e trabalhando durante o dia, com o apoio da Coomafitt e outras instituições, aliadas ao esforço e dedicação do atleta, Brendon segue vencendo competições de ciclismo em todo Rio Grande do Sul.

O jovem agricultor já participou de diversas competições, entre elas a Copa Soul, a Three Race Bike Ultramarathon e o Campeonato do Litoral Norte Gaúcho. Brendon Witt correu a Copa Soul de mountain bike do Rio Grande do Sul na categoria Sport Sub 30, a disputa reúne atletas de todas as regiões do estado e aconteceu em três etapas, sendo a primeira em Canela, onde o agricultor ficou na 5ª colocação. A segunda etapa foi realizada na cidade de Carlos Barbosa e a terceira na cidade de Farroupilha, onde Brendon ficou na 4ª e na 2ª colocação respectivamente. Pela soma do ranking, o atleta Brendon Witt foi campeão da temporada, pois pontuou em todas as etapas. Encerrou o ano de 2021 representando a agricultura familiar com o título da sua categoria. A Coomafitt parabeniza todos os atletas envolvidos, reconhecendo a importância do esporte.

Na Three Race Bike Ultramarathon, maratona sul americana - que devido a pandemia recebeu apenas atletas brasileiros - que aconteceu em São Francisco de Paula, uma das regiões mais altas do estado, durante três dias o atleta concorreu na categoria Sub 30 pró. O terceiro dia de prova foi cancelado por conta da falta de visibilidade e da chuva torrencial, mas mesmo assim foram feitos 125km em dois dias e durante o percurso os atletas acumularam 3.200m de altitude. Na Three Race Bike Ultramarathon o atleta e agricultor Brendon Witt ficou na 5ª colocação, sendo essa a competição mais difícil que competiu segundo o ciclista. Além disso, Brendon está participando do Campeonato Litoral Norte, que teve sua primeira etapa em Santo Antônio da Patrulha, onde o agricultor foi campeão na categoria estreante. A segunda etapa será em dezembro na cidade de Terra de Areia, quando Brendon irá concorrer ao título da temporada.

Durante o ano de 2021 o atleta contou com o apoio da Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Itati, Terra de Areia e Três Forquilhas (COOMAFITT), que segundo Brendon, o apoia desde o campeonato gaúcho de Down Hill há sete anos. Além da cooperativa, outros apoiadores como a Casa de Carnes do Alemão em Xangri-lá, a RV Sport de Terra de Areia, a Benetti Bikes de Capão da Canoa, o Super da Praia de Terra de Areia, assim como a equipe Team Benetti Bikers a qual o atleta faz parte, também a Done Adventure e pessoas físicas, como amigos pessoais e familiares do atleta o apoiaram. O atleta é especialmente grato a sua esposa Carla, nas palavras de Brendon Witt: “sempre esteve comigo me apoiando, desde que me conheceu há quatro anos, sempre me dando força e acreditando mais em mim do que eu mesmo”. O jovem ciclista está sempre a procura de novos apoiadores do esporte local, pois os custos são altos e as competições acontecem em lugares distantes. Em 2022 o atleta planeja participar do Campeonato Gaúcho e da Copa Soul RS de mountain bike.

A Coomafitt parabeniza o atleta por todas as conquistas alcançadas, assim como por levar o nome da Agricultura Familiar Cooperativada consigo. Além disso, a Coomafitt ressalta a importância do esporte como ferramenta de inclusão social, pois mesmo que tenha como princípio o desenvolvimento físico e da saúde, serve também para a aquisição de valores necessários para a cooperação e união na sociedade e no mundo, possuindo um impactante papel educativo. A agricultura familiar cooperativada se alegra por ter em seu meio um ciclista tão dedicado, parabéns Brendon!