(51) 99860-6532 | (51) 99855-8133 | (51) 99583-4600   coomafitt@hotmail.com  

Notícias

  • Todas Notícias
  • Mercado
  • Cooperativismo
  • Eventos
  • Coomafitt
  • Agroecologia
  • Mulheres
  • Juventude
  • Turismo Rural
29.03.2022 | Publicador por: Administrador | Cooperativismo Nutricionista e Merendeira de Itati são selecionadas para o reality Merendeiras do Brasil

O reality estréia dia 08 de Maio, às 12h na Rede TV.

O Ministério da Educação (MEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) lançaram no dia 8 de março o reality show Merendeiras do Brasil,  em Brasília. O programa reuniu 15 merendeiras de todo o país, selecionadas a partir de critérios técnicos de execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Segundo o site oficial do Governo, "No final dos episódios, o programa apontará a melhor merendeira do Brasil”. Estiveram presentes no lançamento o presidente do FNDE Marcelo Ponte, o ministro da Educação Milton Ribeiro, a coordenadora-geral do PNAE Karine Santos, e Roque do Nascimento Albuquerque, o reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), instituição responsável pela execução do reality show.

Foi a partir da trajetória de parcerias com agricultores da região, trabalho coletivo, esforço e dedicação que a nutricionista Samanta Sparremberger foi convidada juntamente com a merendeira Rosani Justin a participar do Merendeiras do Brasil representando o município de Itati. O reconhecimento nacional que agora está em pauta é fruto do trabalho daqueles que se preocupam com a alimentação de crianças e jovens, entre eles os agricultores da região representados pela Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Itati, Terra de Areia e Três Forquilhas (COOMAFITT), as merendeiras e os profissionais da saúde como a nutricionista. 

A partir da entrada de Samanta no mestrado em Desenvolvimento Rural na UFRGS e no GEPAD (grupo de pesquisa em alimentação e agricultura que conta com cerca de 100 profissionais do Brasil todo) e pela experiência da nutricionista na idealização de leis do PNAE (idealizou a Lei para o município de Itati de 100% do FNDE para compras da agricultura familiar), ela foi convidada no segundo semestre de 2021 a participar de um seminário do Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação. 

O Seminário se tratava de um diálogo da região sul sobre o ano das frutas, legumes e verduras, onde a nutricionista foi convidada a fazer um vídeo para apresentação durante o evento. No vídeo estava presente Samanta juntamente com o prefeito de Itati Flori Werb, o agricultor agroecológico Sidnei Justin representando a Coomafitt e demais agricultores e com o pastor Leonídio Gaede. O vídeo foi apresentado durante o seminário, o qual Samanta acompanhou de forma online e participativa. 

Em janeiro de 2022, a parceira da cooperativa Samanta recebeu outro convite para participar de um seminário, este sobre prevenção da obesidade e promoção da alimentação saudável no ambiente escolar, onde o vídeo, criado e citado anteriormente, foi novamente apresentado, além disso a nutricionista teve a oportunidade de falar durante cinco minutos para o público do evento.  

Suas falas foram defendendo a agricultura familiar, as redes e articulações e o trabalho das merendeiras, prezando maior valorização dessas trabalhadoras e estimulando que executem e conheçam os propósitos de seu trabalho, fornecendo alimentação escolar saudável e de qualidade para que crianças e jovens possam crescer e se desenvolver da melhor maneira possível, tendo as bases para uma boa aprendizagem e a formação de adultos conscientes e saudáveis.

No dia seguinte ao seminário, a assessora da coordenadora geral do PNAE entrou em contato com Samanta, parabenizando seu trabalho pela criação da Lei. Nesta mesma conversa, Samanta, juntamente com uma merendeira do seu município escolhida por ela, foram convidadas pela assessora a participar do reality Merendeiras do Brasil. Convite feito somente após o município e o cardápio da merenda escolar passarem pelos critérios de seleção que envolviam desde estar com a prestação de contas em dia até os cardápios estarem de acordo com a resolução. 

 Após aceitar, Samanta viu no programa uma oportunidade de divulgar a experiência do trabalho coletivo, promover a valorização da agricultura familiar e incentivar a militância.Segundo ela, ser nutricionista é também tomar decisões, que quando assertivas, melhoram a qualidade não só da alimentação das pessoas, mas geram também bem estar social como um todo, envolvendo apoio a diversas ações de emancipação. 

A nutricionista Samanta relatou que: “No final de 2018, meu trabalho como nutricionista da merenda escolar não estava sendo fácil, tanto que pensei em me demitir, mas logo mudei de ideia. Eu venho lutando tanto por isso, se eu me demitir e entrar outra nutricionista ela vai ignorar tudo que foi construído até agora. Então pensei, bom, precisamos de uma Lei que garanta a continuidade do trabalho que já venho desenvolvendo. Sempre digo que nos momentos mais difíceis da nossa vida, às vezes temos ideias boas para mudar a realidade.” A lei beneficia hoje além de estudantes, centenas de agricultores familiares que se organizam por meio da Coomafitt, que comercializa alimentos saudáveis sem a necessidade de intermediários para o mercado privado e institucional com grande porcentagem de alimentos destinados ao PNAE.  

Durante a articulação da Semana da Alimentação Saudável no mês de junho de 2019, Samanta apresentou para o grupo de trabalho a ideia de expor durante o evento a Lei para o município de Itati de 100% do FNDE para compras da agricultura familiar, todos os anos atividades coletivas são desenvolvidas durante a Semana de Alimentação Saudável, para que não passe apenas de atrações, mas seja também um movimento contínuo de mudanças e ações concretas. O grupo recebeu muito bem a ideia e a apoiou a relatar para o prefeito de Itati, na época Flori Werb, o prefeito gostou da ideia e assim articularam com o município a criação, defesa e aprovação da Lei, que foi defendida pela nutricionista e pelo presidente da Coomafitt, na época Bruno Justin, ela foi aprovada por unanimidade pela câmara de vereadores. Uma conquista coletiva que ressalta o trabalho em rede, a importância da cooperativa e da agricultura familiar, conquista essa que levou o trabalho de Samanta, das merendeiras e da agricultura familiar a ser reconhecido nacionalmente, para que assim, cada vez mais nossos agricultores e agricultoras sejam valorizados.

Existem atualmente no Brasil, mais de 300 mil merendeiras e 8 mil nutricionistas que fazem parte do PNAE. No reality Merendeiras do Brasil, a merendeira Rosani foi escolhida para representar Itati e o Rio Grande do Sul como um todo, já a nutricionista Samanta está representando Itati, o Rio Grande do Sul e todo o sul do Brasil. Apenas cinco nutricionistas participarão do reality, cada uma representando uma região. 

Merendeiras do Brasil é a renovação do reality Super Merendeiras que aconteceu em 2018, realização de Karine Silva dos Santos, coordenadora geral do PNAE, visando o reconhecimento do importante trabalho feito pelas merendeiras, que por muitos anos foram invisibilizadas e que até hoje possuem uma remuneração baixa. Para Samanta: “É muito emocionante, porque o trabalho das merendeiras é um trabalho super importante que estamos sempre tentando valorizar no município. A alimentação escolar tem o poder de  promover hábitos alimentares  saudáveis para a vida inteira  e ter esse reconhecimento a nível nacional é muito incrível, é de arrepiar.” 

O programa será veiculado aos domingos, na Rede TV, das 12h às 13h. No total, são oito episódios nos quais as participantes serão testadas em provas definidas pela equipe técnica do FNDE. O primeiro episódio acontecerá no dia 8 de Maio de 2022. Não deixe de acompanhar! Dar visibilidade e reconhecimento para as merendeiras e para a agricultura familiar é um dever de todos, pois graças a eles e a elas que podemos prover uma alimentação de qualidade para nossas crianças e jovens.