(51) 99860-6532 | (51) 99855-8133 | (51) 99583-4600   coomafitt@hotmail.com  

Notícias

  • Todas Notícias
  • Mercado
  • Cooperativismo
  • Eventos
  • Coomafitt
  • Agroecologia
  • Mulheres
  • Juventude
  • Turismo Rural
28.03.2018 | Publicador por: Administrador | Coomafitt Faturamento da Coomafitt cresce apesar da crise

http://coomafitt.com.br/img/image_1522331645_5LN1Hld8FSs1PkHiZ5GnL2sWtiRn2noWLQMBDTu6.jpeg

Apesar da crise econômica que reduziu até mesmo as compras institucionais no ano passado, a Coomafitt - Cooperativa Mista de Agricultores e Agricultoras Familiares de Itati, Três Forquilhas e Terra de Areia - fechou 2017 com um crescimento de 4% do seu faturamento. O balanço foi apresentado na Assembleia Geral Ordinária da cooperativa, que ocorreu na noite da última terça-feira, 27 de março. “O ano foi apertado, mas conseguimos fazer investimentos e encerrar 2017 com sobra em caixa, graças à união dos associados e qualificação da equipe de colaboradores”, afirma o presidente da Coomafitt, Rodrigo Wolff.

Para não ser prejudicada pela crise, a cooperativa fez opções que reduziram custos. Com o aumento do preço do óleo diesel impactando na logística para levar alimentos a diversas regiões do estado, a Coomafitt decidiu criar, em conjunto com outras cooperativas, a RedeCoop. Formada hoje por 42 cooperativas, a rede organiza a entrega de 146 tipos de produtos a mil pontos do estado. “A gente consegue chegar com o nosso produto na mão do consumidor”, frisa o coordenador da RedeCoop, Charles Lima.

Além disso, a cooperativa se firmou na Região Metropolitana, em parceria com outras duas cooperativas, com uma central de distribuição situada em Canoas. Por essa central, a Coomafitt atenderá contratos em Novo Hamburgo e Esteio, levando aos dois municípios cerca de 110 toneladas de bananas por semestre.

Novos mercados

A estratégia da Coomafitt para este ano é acessar novos mercados privados, como as redes varejistas. “Isso não significa que vamos abandonar as oportunidades de compras públicas. Queremos diversificar e entendemos que esse é um passo importante. Mas ao logo desses mais de 10 anos de cooperativa, construímos ferramentas para nos mantermos também no mercado institucional”, explica o vice-presidente Bruno Engel Justin.

A ideia é apostar em alimentos orgânicos in natura e minimamente processados para o varejo. Já existe uma rede de supermercados interessada e a cooperativa estuda quais produtos irá oferecer. “É claro que precisamos de um tempo de adaptação, pois isso é novo para nós, mas vamos construir essa estratégia este ano para chegarmos organizados no ano que vem”, completa Justin.

Participação das mulheres

Durante a assembleia foi eleito o novo Conselho Fiscal da Cooperativa. E essa é a primeira vez que ele será paritário, com o número igual de conselheiros e conselheiras. Isso demonstra a representativa participação das mulheres, presentes em grande quantidade no evento.  

Além de participarem do conselho fiscal, as agricultoras da cooperativa se reúnem frequentemente para discutir o espaço das mulheres na cooperativa. Hoje, elas estão também na administração da entidade e de inúmeras propriedades rurais. O próximo encontro das mulheres da Coomafitt será no dia 17 de abril.

Foto: Ubirajara Machado/ 4Cabeças Comunicação e Tecnologia