(51) 99860-6532 | (51) 99855-8133 | (51) 99583-4600   coomafitt@hotmail.com  

Notícias

  • Todas Notícias
  • Mercado
  • Cooperativismo
  • Eventos
  • Coomafitt
  • Agroecologia
  • Mulheres
  • Juventude
  • Turismo Rural
14.11.2019 | Publicador por: Administrador | Agroecologia Coomafitt no Nordeste construindo Agroecologia

 

Partilhar saberes e fortalecer a teia da produção de alimentos com respeito à terra, às pessoas e à vida, esses são alguns dos resultados da participação da Coomafitt no XI Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), que aconteceu entre os dias 4 e 7 de novembro no Campus de São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe. Com o tema “Ecologia de Saberes: Ciência, Cultura e Arte na Democratização dos Sistemas Agroalimentares”, o congresso reuniu agricultores(as), povos tradicionais, cientistas, pesquisadores(as) e militantes da agroecologia.

A representação da Coomafitt ficou a cargo da Juventude Rural que inscreveu uma apresentação sobre as ações promovidas pela cooperativa para ampliar a produção orgânica e a participação de jovens no dia-a-dia da entidade (Confira o vídeo clicando aqui). Com mais de 2000 atividades e debates programados para o evento, a delegação que representava os agricultores e agricultoras da cooperativa, também priorizou participar das atividades sobre turismo de base comunitária e a Plenária das Juventudes.

Para o presidente da Coomafitt, Bruno Engel, a participação nesse tipo de espaço faz parte da vida de uma cooperativa ativa e preocupada com o dia-a-dia de seus associados e o futuro da produção de alimentos. “A juventude tem assumido, cada vez mais, um papel de protagonismo na Coomafitt. Hoje a diretoria executiva da cooperativa é composta por jovens. Para nós, fortalecer a juventude e dar condições para participar de eventos, apresentar nossas histórias e articular parcerias, é também viabilizar a sucessão rural. ” Aponta o dirigente ao salientar que esse é, em sua opinião, o principal desafio para nossa sociedade.

A juventude da cooperativa também integrou o grupo que ficou responsável por redigir o documento que sintetiza os debates e sugestões da Plenária das Juventudes. Amanda Schwanck, revela que participar da elaboração do documento é uma oportunidade de sugerir o aprimoramento de políticas públicas que incentivem a permanência dos jovens no campo. “Os dados do último Senso Agropecuário divulgados este ano reforçam a importância de pensarmos em mecanismos e ações que permitam que nós jovens, possamos escolher a vida do campo, sem perder oportunidade de acesso à educação e cultura”, ressaltou ao lembrar que segundo os dados do Senso Agropecuário 2017, recentemente divulgados pelos IBGE, os(as) jovens, com idade entre 25 anos e 35 anos, são 9,48% da população rural, número bem abaixo dos 13,56% do censo anterior. O grupo entre 35 e 45 anos de idade encolheu para 18,29%, quando em 2006 era de 21,93%.

Ampliando horizontes

Uma parte interessante do congresso é a possibilidade que os participantes têm de apreender ou redescobrir conceitos de organização e produção. A vivencia com a diversidade do Brasil rural amplia os horizontes. Para Allan Fernandes essa troca enriquece o trabalho na cooperativa. “Ver gente de todo o Brasil que se preocupa com o mesmo que estamos cultivando na Coomafitt nos enche de energia e de novas ideias, aprendemos e trocamos muito com essa oportunidade”, destacou ao pontuar por exemplo a inovação do CBA ao usar nomes pouco comuns para se referir aos espaços de discussão. Desde a edição de Belém do CBA (ocorrido em 2015) foi adotado por exemplo, a expressão Tapiris de Saberes, para identificar os espaços onde ocorrem a maior parte das atividades de diálogos. Tapiri uma palavra comum para os ribeirinhos da região Amazônia, é a palhoça, o lugar onde as pessoas se reúnem para dialogar e também descansar. Neste sentido a intenção é que eles sejam espaços vivos de troca e encontro entre diferentes saberes, de onde pulsam ricas discussões trazidas de todo o Brasil e sob diferentes perspectivas: trabalhos científicos, relatos populares, inclusive no formato de vídeo e experiências técnicas.

A participação da delegação da Coomafitt só foi viabilizada com uma intensa mobilização da comunidade e de empresários da região. A cooperativa agradece ao apoio de: Hortigranjeiros Jacoby, Prefeitura de Itati, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Terra de Areia e Itati, Cresol, Sicredi e Super da Praia