(51) 99860-6532 | (51) 99855-8133 | (51) 99583-4600   coomafitt@hotmail.com  

Notícias

  • Todas Notícias
  • Mercado
  • Cooperativismo
  • Eventos
  • Coomafitt
  • Agroecologia
  • Mulheres
  • Juventude
  • Turismo Rural
13.11.2020 | Publicador por: Administrador | Mercado Compras por meio do PNAE beneficia estudantes em Itati/RS

 

Coomafitt e Prefeitura de Itati levam alimentação saudável para mais de 350 alunos e alunas do município.


A Secretaria de Educação Municipal de Itati e a Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Itati, Terra de Areia e Três Forquilhas mobilizaram mais de 700 entregas de kits de alimentos. Alunas e alunos de escolas municipais de Itati foram beneficiados com alimentação saudável mesmo em tempos de pandemia por meio de recurso do PNAE. Esta articulação além de fortalecer a economia do território ao adquirir alimentos das famílias agricultoras locais, também garante a segurança alimentar e nutricional das crianças e adolescentes.

A incerteza sobre a continuidade do ano letivo e a distribuição do auxilio emergencial, foram alguns dos fatores que levaram as entregas a ocorrerem no segundo semestre. Neste último trimestre foram entregues 716 kits de alimentação saudável, nos quais haviam os seguintes itens aqui da nossa Cooperativa Coomafitt: açúcar mascavo, alface, banana, batata doce orgânica, cenoura, geleia de banana, laranja suco orgânica, repolho, tomate, pimentão e couve folha orgânica. Ainda havia itens de outras cooperativas parceiras como o Arroz Orgânico da Cooperav.

Esta ação foi viabilizada pelo PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar, política pública tão importante para agricultores familiares do campo e para estudantes de rede pública nos campos e nas cidades. A Secretaria Municipal de Educação – SMEC - de Itati vem fortalecendo a cada ano o avanço desta política pública no município. Desde 2017, vem sendo ampliado recursos do PNAE para alimentação saudável direta da agricultura familiar, o que vem beneficiando centenas de estudantes itatienses, pois garante a soberania alimentar e nutricional gera mais renda para agricultores locais.

Nesse ano, devido a pandemia, foi aprovada a Lei nº 13.987 de 7 de abril de 2020. Ela altera a lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, marco legal do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que autoriza, em caráter excepcional, durante o período de suspensão das aulas em razão de situação de emergência ou calamidade pública, a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do programa aos pais ou responsáveis dos estudantes das escolas públicas de educação básica.

Em 2019, como forma de consolidar o compromisso com alimentação de qualidade para crianças e adolescentes nas escolas, foi projetada uma lei municipal, onde amplia o incentivo de 30% para 100% do recurso financeiro do PNAE à aquisição de alimentos oriundos da Agricultura Familiar local.

Samanta Sparremberger, nutricionista, sanitarista e responsável técnica pela alimentação escolar de Itati, falou sobre a articulação para nós da Cooperativa. Ela contou sobre fatores essenciais ao avaliar quando compra alimentos para alimentação escolar. Segundo ela, “Alimentos da agricultura familiar contém densidade nutricional elevado, incentivando hábitos alimentares saudáveis”. A nutricionista destacou ainda sobre o âmbito social e econômico, pois “ocorre a valorização da produção e cultura alimentar local, com  alimentos da agricultura familiar. Garantia de renda aos agricultores familiares, incentivo à agroecologia, ao cooperativismo e a biodiversidade. Estímulo à diversidade de produção de alimentos e a sucessão rural.”

Assim, a Cooperativa Coomafitt, entregou os kits nas escolas para serem entregues aos alunos com todos cuidados sanitários e garantiu o abastecimento mais uma vez no campo com segurança alimentar e nutricional que podemos proporcionar. A Cooperativa Coomafitt, enquanto fomentadora da cadeia curta de comercialização e fomentos de suas famílias agricultoras é parceira em ações como essa, pois a comunidade escolar e os agricultores e agricultoras da região são beneficiadas.