(51) 99860-6532 | (51) 99855-8133 | (51) 99583-4600   coomafitt@hotmail.com  

Notícias

  • Todas Notícias
  • Mercado
  • Cooperativismo
  • Eventos
  • Coomafitt
  • Agroecologia
  • Mulheres
  • Juventude
  • Turismo Rural
26.05.2021 | Publicador por: Administrador | Cooperativismo AGRICULTOR FAMILIAR FALA A UNIVERSITÁRIOS DA UFPA

Nesta quarta-feira, 26 de maio, o agricultor e ex-presidente da Coomafitt, Gilberto Ritter esteve presente em uma das aulas da disciplina de Comunicação, Extensão e Intervenção Social do curso de graduação Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Pará(UFPA). Gilberto, popularmente conhecido como “Beto”, a convite da Professora e agrônoma Monique Medeiros, contou sua trajetória como associado na Cooperativa, seu estado de presidente em gestões anteriores e como vem sendo a transição geracional dentro da Coomafitt e dentro da própria unidade familiar com seus filhos na sua perspectiva.


Estiveram presente estudantes da disciplina do curso mencionado anteriormente, o técnico em agropecuária da Emater/RS de Itati (período 2012/2017), Ricardo Valim e o Coordenador de Comunicação da Cooperativa, Allan Fernandes também cooperativado.


A Coomafitt está próxima de comemorar seus 15 anos e desde seu início vem desenvolvendo diversas políticas que fortalecem o cooperativismo solidário. Ser caso de estudo em instituições de ensino públicas e de qualidade mostra o sucesso no sistema de organização e valoriza enquanto grupo. Ritter, assim como muitos outros agricultores familiares, se questionava sobre a viabilidade do cooperativismo para a pequena agricultura no Vale de Três Forquilhas e hoje, ao longo da sua trajetória no campo e durante 3 gestões a frente da Coomafitt, agregou uma nova perspectiva quanto a estar organizado no campo. Gilberto viu que é possível.

 

A Professora e bacharel em agronomia, Monique já atuou na região do Vale de Três Forquilhas e Terra de Areia pela assistência técnica rural pública, Emater/RS e acompanhou parte do desenvolvimento da Coomafitt. Em conversa posterior a aula com ela, nos contou sobre o convite que trouxe a Cooperativa. Segundo Monique, “o convite lançado à Coomafitt para participar de uma aula no âmbito da disciplina de comunicação, extensão e intervenção social encontra congruência com o propósito da aula em questão: apresentar a correlação entre a emergência das inovações sociais no campo e o papel da assistência técnica e extensão rural.


A cooperativa desponta no contexto do Litoral Norte Gaúcho como uma novidade organizacional relevante. As iniciativas atreladas a sua concepção e desenvolvimento mostram-se catalisadoras de transformações territoriais e de melhoria de qualidade de vida, sobretudo, de distintos agricultores familiares. Para os estudantes, conhecer essa experiência relativa ao sul do país, contexto bem distinto do amazônico, possibilitou ampliar a perspectiva de desenvolvimento rural e de inovação social, bem como perceber como a ação social como instrumento crucial de uma construção de futuro mais sustentável, inclusivo e solidário."


Por fim, os cooperativados Allan e Beto encerraram suas participações ao trazerem suas perspectivas em relação ao futuro da Coomafitt. Ambos mencionaram a busca por crescimento de mercado tanto institucional quanto privado, fortalecimento ainda maior da participação social, promoção da produção orgânica de alimentos entre associados e que novas alternativas de renda atingem mais famílias, afim de possibilitar uma sucessão rural no campo com mais opções nichos trabalhistas e profissionais.

Nota: o curso de graduação Desenvolvimento Rural na UFPA pode ser acessado pelo site institucional da Universidade e também lembramos a existência desta formação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.